quinta-feira, 15 de março de 2012

Passado ou futuro?

Gramado marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais exuberantes, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil.
A cidade destaca-se como centro de grandes eventos (congressos, seminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema.
Outros eventos importantes, e que atraem milhares de turistas, são o festival natalino conhecido como Natal Luz e a Festa da Colônia.


Mas muitas vezes os polos turísticos buscam criar novos atrativos para os visitantes que procuram  suas cidades e na maioria das vezes acabam por escolher algo a ser construído e deixando de lado o que está bem a sua frente,as belezas naturais que ali existem.
Gramado como tantas outras também parece que se esqueceu, pois a beleza de alguns lugares que antigamente encantavam, hoje parecem esquecidas.
Mas como somos amantes dessas maravilhas que Deus nos deu, vamos divulgar e tentar trazer um pouco delas para o nosso futuro.


Estas Cascatas já foram pontos turísticos muito visitados na década de 70 e 80, mas por volta do final dos anos 80 a visitação destes dois locais se tornou inviável.

Cascata Véu das Noivas


 CASCATA VÉU DAS NOIVAS



Queda d´água com 21 m de altura. A bruma suave que se forma lembra um véu de noiva. Acesso pela Av. das Hortênsias e Rua D. Pedro I,hoje abandonada  não é mais visitada.

Cascata dos Narcisos

CASCATA DOS NARCISOS

Localizada no bairro Piratini, a Cascata dos Narcisos era um belo local para prática do banho, piquenique, passeio, entre outros.      Abandonada.





PARQUE DAS ORQUÍDEAS...



Caminhos repletos de espécies raras
Ciprestes
Seria de vital importância revitalizar a área onde esta localizada o lago,antes propriedade particular,hoje patrimônio público, devolvendo à comunidade e aos visitantes esta área de cerca de 20 hectares nas imediações da floresta atlântica, que segue intocada no centro de Gramado, uma das principais cidades turísticas do Brasil. Um espaço de extrema importância ecológica, berçário de diversas espécies nativas, ameaçado pela expansão urbana, transformando-o em atrativo turístico ecológico e de descanso de toda a população. Torna-lo realidade é projeto, mas ainda não saiu do papel...


Lago das algas 


Um atrativo natural é muito mais bonito que um monumento de concreto! 


Pense nisso.

Nenhum comentário: