terça-feira, 2 de abril de 2013

Igrejinha - Belezas Naturais e Tradição



 CASA DE PEDRA 

 Telhado de duas águas com telhas francesas beirais, construção em pedra grés.rebocadas.Marcos das aberturas são de madeira, janelas tipo tampão, não possuem bandeira.Não tem porão nem sotão como nas originais. Janela lateral central foi retirada, substituída por uma porta que dá acesso à edificação de madeira construída posteriormente.

Retiradas divisões internas, transformando em amplo salão, utilizado como salão de baile. Pertenceu à José Tristão Monteiro. A grande casa de alvenaria foi a primeira e única na região. 

Construída por Tristão José Monteiro, foi um marco na colônia de Santa Maria do Mundo Novo, como era conhecida a região, servindo de moradia para seu construtor e armazém de abastecimento dos primeiros colonos. 

Maiores informações:  Rua Tristão Monteiro, 2800 4 km centro cidade





CASA DONA LUISA - MEMORIAL DO COLONO


A Casa possui uma exposição permanente denominada Memorial do Colono, além de um local destinado a exposições itinerantes e atividades artísticas e culturais. Localiza-se na Rua Osvaldo Cruz, Praça Dona Luisa, com acesso pela RS 115, Km 10. Aberta de segunda a sábado, das 13h30 às 17h30.






MUSEU GUSTAVO ADOLFO KOETZ

O museu leva o nome do maestro Gustavo Adolfo Koetz em reconhecimento a seu trabalho. Rua Osvaldo Cruz, 393 (51) 3545-1354 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 18h







IGREJA GABRIEL


A comunidade evangélica foi fundada em 1862, no vale Santa Maria do Mundo. 

Em 1893 foi construída a primeira igreja, em enxaimel. A igreja recebeu o nome de Gabriel porque a primeira criança batizada levou este nome.










MONUMENTO DO IMIGRANTE

Construído pelo artista plástico Victor Hugo, apresenta um grupo humano, onde aparecem figuras masculinas e femininas, representando os imigrantes e as ferramentas da época.

 Para simbolizar a festa e a alegria o escultor colocou um caneco que uma das figuras leva na mão com o braço estendido.








 MORRO ALTO DA PEDRA


 Estrada geral de Serra Grande, cerca de 7,5 km do centro da cidade, por estrada de chão até a base do morro.

 Estrada de subida com dois trechos concretados de aproximadamente 150 m cada um.

 Qualquer veículo sobe sem problemas. 





PARQUE ECOLÓGICO ECOLAND

Local aprazível para o lazer com piscinas, quadras esportivas, trilhas ecológicas, passeios de barco, minizoológico, minifazenda e restaurante. 

Situado na rua Alfredo Brusius, 2120 fone: (51) 3545-5500.







RAMPA DE SALTO DE VOO LIVRE



 Foi colonizada no início do século XIX. O arroio que percorre suas terras é chamado Arroio Cadeia. 

No topo de um dos seus morros está localizada uma rampa para vôo livre, com 773 metros. 









TOCA DOS BUGRES

 Caverna natural localizada no centro do morro, ao lado de uma cachoeira. Área de difícil acesso, indicada apenas para turismo de aventura, com acompanhamento. 

Floresta Estacional Semi-decidual pertencente à reserva da biosfera da Mata Atlântica. Local que teria sido ocupado por bugres e onde já foram encontrados diversas ossadas.







OKTOBERFEST 


A Oktoberfest de Igrejinha é considerada, hoje, o maior evento popular do gênero no Estado, com repercussão nacional e internacional, tendo conquistado o seu espaço cultural. 

À medida que a festa cresceu, ultrapassando os 140 mil visitantes, verificou-se a necessidade de revestir a OKTOBERFEST com um caráter jurídico.

 Assim, desde de agosto de 1994, a festa e administrada pela Associação dos Amigos da Oktoberfest de Igrejinha - AMIFEST, cuja diretoria é composta por pessoas da comunidade, que trabalham gratuitamente na organização da Festa.

 A Okotoberfest se realiza desde 1988. 

Maiores informações:  Parque de Eventos Almiro Grings. 




Nenhum comentário: