sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quinta da Estância Grande



A Quinta da Estância Grande oferece uma das maiores infra-estruturas de lazer rural e ecológico em Viamão no Sul do Brasil.

Explorando as diversas atividades que a Fazenda disponibiliza torna-se possível alcançar os mais variados objetivos em se tratando de treinamentos, integrações e comemorações empresariais (desenvolvimento de equipes e de lideranças, ganhos de criatividade, melhora da comunicação, do clima e da cultura organizacionais, motivação, planejamento, organização, ...).

Abaixo seguem algumas atividades ecológicas e de lazer da Quinta:

trilha ecológica “a la Indiana Jones”, em mata nativa com pontes suspensas, caminhada em arroio, ...;


trilha dosbugios, onde os macacos vêm até os visitantes para pegar frutas; visitação e contato com os animais domésticos (os visitantes tocam, dão carinho e aprendem sobre animais, adultos e filhotes, como: jegues, ovelhas, pôneis, cabras, mini-vacas, coelhos, ...);



Mini Animais
 As cabras em miniaturas são originárias de Camarões na África, inicialmente importados por zoológicos nos Estados Unidos e Europa na década de 50, rapidamente passaram a ser adquiridos por criadores domésticos de todo o mundo, devido ao comportamento manso destes animais o que permitiu que passassem a ser criados como pets de estimação.
Podem viver de 10 a 15 anos.
Produzem grande quantidade de leite para o seu tamanho.
Podem reproduzir até 2 vezes ano.
Alimentam se de verduras e grãos.
Podem ser treinados, embora exija dedicação do seu dono, as mini cabras podem obedecer a comandos.
Agua deve estar sempre limpa, caso contrário, não bebem.
Precisam ser criados na companhia de outros animais, não necessariamente da mesma espécie.
Gostam de ter objetos para saltar.
O Mini Pônei é um equino de pequeno porte, sua origem é o resultado do cruzamento natural entre equinos de baixa estatura, mundialmente existem dezenas de raças de mini pôneis, sendo que as mais valorizadas são aquelas que exibem o perfeito equilíbrio do corpo do animal.
São animais dóceis, podem ser usados no arraste de carretilhas especificas e na montaria por crianças, podem chegar a 95 cm de altura até a cernelha, não precisam de grandes espaços para sua criação.
Estes cavalos em miniatura são tão dóceis e inteligentes que muitas vezes são criados como animais de estimação domésticos, igual a um cachorro.
São requisitados em eventos dos mais variados tipos, desde apresentação em centro comerciais, sessões fotográficas, novelas e campanhas de publicidade.
Compõe um ambiente “do campo” em chácaras e hotéis fazenda.
Encantam adultos e crianças.
Existem mini pôneis treinados para exercer a função de guia no auxilio de pessoas com necessidades especiais, devidos a diversas características superiores com relação ao cão guia, os mini pôneis estão apresentando resultados expressivos, além de que podem viver de 25 a 35 anos, minimizando o impacto da perda em seus donos.
Uma forma utilizada para verificar as ótimas características de um mini pônei, consiste em obter uma fotografia do animal sem que apareçam elementos de comparação na imagem, se o animal apresentar o equilíbrio corporal desejado, ao olharmos a fotografia poderemos confundir o mini pônei com um cavalo normal.
A Mini Vaca da raça mini udi originária de Uberlândia Minas Gerais, é o resultado de muito estudo e dedicação, para obter em um bovino de pequeno porte as melhores características dos animais “grandes” foram necessários anos de pesquisas e desenvolvimento, até obtermos os mini udi atuais, que recebem o reconhecimento dos criadores de todo o mundo.
São animais mansos.
Produção de leite de 4 a 12 litros/dia.
Carne de tenra e macia de excelente qualidade.
Podem ser criados em quintais de residências e chácaras.
Melhor aproveitamento do espaço necessário para criar estes animais.
Encantam adultos e crianças
Comem 1/3 do que uma vaca normal consome.
Aptidão para a produção de leite.
São requisitados para composição de ambiente em novelas e sessões fotográficas.
Mini-coelhos são excelentes animais de estimação.  São  dóceis e carinhosos, e podem passar muito tempo no colo de seus donos. Ocupam pouco espaço e podem tranqüilamente habitar apartamentos, com a vantagem de não emitir ruídos altos. São herbívoros, então compartilham sua salada e frutas (além da ração) e por isso não têm mau-hálito. Seus dejetos sólidos são secos e de pouco odor, e eles costumam usar sempre o mesmo local como banheiro. O coelhinho limpa-se sozinho e não necessita de banho ou tosa, e seu pêlo não tem cheiro.
 Também chamado de coelho-anão, seu peso varia entre 1. 3 kgs a 2, 5 kgs, conforme a raça, e medem entre 15 e 20 cm de comprimento. O termo "mini-coelho" abrange, no Brasil, as raças pequenas (que variam entre 1, 5 e 3, 5 kgs de peso) e as raças anãs (até 1, 5 kgs). Mini-lops têm peso ideal entre 2, 4 e 2, 7 kgs.-Ótimo animal de estimação para crianças e adultos.-Baixo custo em sua manutenção. Média de R$ 3, 00 mensais.-Não tem cheiro.-Muito dócil
As 5 (cinco) raças de mini porquinhos mais conhecidas no mundo são : Potbelly (origem : VIETNÃ), Caruncho (origem : BRASIL), Yucatan (origem : MÉXICO), Kune-Kune (origem : Nova Zelândia) e Royal Dandies (Origem : Estado de Oregon EUA.
Os mini porquinhos se reproduzem a partir dos 8 meses de idade com gestação de 105 dias, atingem a maturidade aos 5 anos (30 cm de altura e 35 kg), chegando a viver até 10 anos ou mais, se bem tratados.
Os mini porquinhos são utilizados não só no japão como também nos EUA e alguns países da Europa como PETS (animais de estimação), como companhia para crianças e até adultos.
O porco é o único animal que, quando criado como animal de estimação, sente-se como se fosse um ser humano, integrando-se ao meio humano de forma extraordinária, sendo essa a razão pela qual há notícias que dão conta de que alguns psicólogos, em alguns países desenvolvidos, recomendam aos pais que dêem esses mini porquinhos para os seus filhos, quando estes apresentam problemas de stress, hiperatividade, egoismo e demais problemas de relacionamento. 
Os porquinhos também estão sendo estudados nos EUA, EUROPA e até no BRASIL, como alternativa para o fornecimento de órgãos vitais como : membrana que envolve o coração para construção da válvula híbrida (material orgânico do porco + fibra de carbono), coração, fígado, rins, pâncreas (insulina), etc…, para salvar vidas humanas.
Podem ser criados dentro de residências e apartamentos.
São solicitados por agências de marketing em suas campanhas.
É um pet que chama a atenção de todos.
São muito inteligentes.
Por ser um suíno, é necessário respeitar os limites alimentares, pois por natureza, se alimenta enquanto houver comida disponível, o que pode ocasionar problemas de saúde.
Não exalam mal cheiro forte, por ser uma animal predominantemente doméstico, não é criado nas mesmas condições de higiene que os animais destinados ao abate.
Animal de estimação preferido nos Estados Unidos, Europa e sucesso no Brasil.


visitação do viveiro de aves exóticas (um dos maiores do RS em variedade: mais de 60 raças de aves lindas como pavões, faisões, galinhas de raça, patos, marrecos, gansos, ...);


visitação do zôo de animais silvestres, contato direto com os animais; passeios a cavalo e trator;

atividades da fazenda - ordenha (você tira o leite e prova com açúcar e canela), horta orgânica, hidroponia e pomar;

futebarro, olho de boi (areia movediça - a lama fica pela cintura), banho de açude e de piscinas, futebol, fla-flu humano, vôlei de praia, bocha, pracinhas, corda baiana, teleféricos, casa na árvore;

parede de escalada artificial, rapel, escalada de árvores, montanhismo, pêndulo humano, super teleférico, pista de carrinho de lomba (rolimã), pescaria (pesque & coma);

atividades noturnas, como: a trilha das “Almas Penadas”, com muitos sustos, diversão e efeitos especiais;

o Luau com fogo de chão, tochas, música ao vivo, jogos e mesa de frutas, ...;

"Bateria de Esportes Radicais e Desafios” (trilha com desafios e obstáculos percorrida a 7 metros de altura – superação dos limites e medos, emoção e segurança total);

“Jardim dos Beija-Flores” (projeto paisagístico e arquitetônico com fonte com quedas d’água, peixes ornamentais, e mais de 3.000 árvores, arbustos e outras plantas que atraem várias espécies de beija-flores e outros pássaros) e muitas outras atividades...

Preservação Ambiental O cuidado com o meio ambiente é uma constante desde a aquisição da área da Fazenda em 1978.



 Preservando ao máximo as matas nativas e ciliares da Fazenda que, além de protegerem córregos cristalinos, guardam bromélias, orquídeas, figueiras centenárias, bugios e outros animais e pássaros residentes.168 espécies de pássaros e inúmeros animais (inclusive Lobo Guará) silvestres habitam ou migram pela área da Quinta da Estância Grande.
Criadouro Conservacionista tem diversas aves e outros animais que constam do Livro Vermelho de fauna ameaçada de extinção.



Em 2003, a partir de projetos da Fundação 25 de Julho de Joinville SC e de experimentos alemães, a Fazenda implantou uma unidade de tratamento biológica natural com raízes de junco para a recuperação da água utilizada pela Fazenda.

 Este processo ocorre através da associação solo / planta, onde as raízes retiram do efluente nutrientes químicos como nitrogênio, metais pesados, fósforo e matéria orgânica para o crescimento da planta, criando um ambiente biológico favorável ao desenvolvimento de bactérias benéficas no leito filtrante e produzindo um bactericida que elimina grande parte dos coliformes fecais (99%). Processo seguro e eficaz que reproduz um ecossistema natural, não gera mau cheiro e transforma-se em um belo jardim.

A Quinta da Estância Grande, ampliando ainda mais suas ações sócio ambientais, torna-se o primeiro empreendimento de turismo do Brasil signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente existem 373 empresas brasileiras signatárias do Pacto Global com a ONU e a Quinta da Estância é o primeiro empreendimento turístico do Brasil a ser signatário.
O Pacto Global é uma iniciativa que oferece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. 



Uma belíssima opção para seu lazer!!

Um comentário:

ELIZABETH disse...

MUITO CONSTRUTIVO......AS PESOAS TEREM ACESSO A ESTES ANIMAIS.. TÃO MEIGUINHOS..

RIO DE JANEIRO 3 DE JUNHO DE 2018.. E UMA MANEIRA DE ENSINAR....QUE EXISTEM OUTRAS ESPECIES DE ANIMAIS.. OBRIGADA PELO ESFORÇO....... ELIZABETHBEMVINDO@GMAIL.COM