sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PAMPAS SAFÁRI - Gravataí - RS

O Parque foi fundado no dia 07 de julho de 1977. O parque foi idealizado e criado pelo industrial gaúcho Lauro Febernati, e atualmente a administração do parque, é realizada Sra. Ivone M.C. Febernati.



A idéia surgiu em uma época em que não se falava ainda em ecologia. A vontade de ir para a África e o fascínio pelos animais, inspiraram a idéia em Lauro Febernati. Em 1977, o parque abre seus portões, com espécies como zebras, hipopótamos, cervos, alpacas, lhamas, cegonhas, etc. Desde aquela época, estima-se, já visitaram o parque mais de 2.500.000 pessoas.

O PAMPAS é uma referência nacional e mundial na criação de animais selvagens. O parque já enviou exemplares de animais para diversos zoológicos do mundo, auxiliando na reprodução das espécies, na preservação da fauna e na divulgação dos animais nativos do nosso país.

Além da preservação da fauna mundial, o parque auxilia a recuperação da flora, preservando matas nativas e espécies botânicas exóticas. O maior objetivo do parque é criar uma consciência ecológica na comunidade, a fim de preservar a natureza e a vida.


O PAMPAS SAFÁRI é o maior parque-safári da América do Sul. Compreende uma área de 320 hectares, nos quais são distribuídas mais de 2.000 exemplares de animais da fauna mundial.



A palavra “safári” é proveniente do dialeto africano “Swahili”, que significa uma jornada ou expedição na selva, com a finalidade de visita, fotografia ou caçada. No PAMPAS SAFÁRI, o visitante poderá apreciar uma variedade de animais em seu habitat próprio.
Ao longo dos dez quilômetros de estradas, o visitante pode observar de dentro dos veículos, animais como: zebras, camelos, hipopótamos, cervos vermelhos, cervos dama, cervos sambar, flamingos, emas, emus, avestruzes, capivaras, antílopes, lhamas, macacos-prego, búfalos, cisnes, etc. Há, ainda, aproximadamente 70 espécies de pássaros que naturalmente vivem no parque.


Além da área de animais, o parque dispõe de uma grande área de lazer. Na área de lazer, os visitantes podem descer de seus veículos e desfrutar uma flora exuberante distribuída em três grandes jardins: o jardim oriental, o jardim dos pampas e o jardim principal.


No jardim oriental, o visitante pode observar uma incrível variedade de flores e plantas; bem como, uma estátua do Buda de mais de cinco metros de altura, em homenagem à cultura oriental. Nesse mesmo jardim, podem ser observados pequenos esquilos da Mongólia e divertidos esquilos chineses. No jardim dos Pampas, além da vegetação nativa, podem ser observadas árvores petrificadas originárias do Estado do Rio Grande do Sul.




No jardim central, fica localizado um museu ao ar livre, onde pode-se observar locomotivas e trens utilizados nas ferrovias do Estado, bondes que circulavam na cidade de Porto Alegre, tanques de guerra do exército brasileiro e muitas outras atrações. Há, também, uma Mini-fazendinha e uma Mini-Vila para a criançada se divertir; uma Ilha dos Dinossauros e três réplicas de moas da Ilha de Páscoa (Chile), tudo em meio a ovelhinhas, gansos e patos comilões.

O parque está em constante ampliação, possuindo uma lanchonete para atender os visitantes com lanches rápidos e gostosos e com uma grande variedade de guloseimas.


O parque também oferece um Centro de Eventos, equipado com um salão que comporta aproximadamente 250 pessoas e uma cozinha industrial. Nesse centro, são realizados aniversários, festas de casamento, reuniões de empresas, treinamento de executivos e várias outras atividades.


Na área de animais, os visitantes devem se manter dentro dos veículos e esperar que os habitantes do parque se aproximem. No percurso, podem ser observados as espécies abaixo retratadas, além demuitas outras espécies nativas de pássaros que habitam o local.




Zebra

Animais originários da África. O parque possui a espécie chamada Zebra-de-Grant. Existem mais outras duas espécies: a Zebra-de-Grevy e a zebra da montanha. Chega a pesar, quando adulta, até 350 quilos e o período de vida é de aproximadamente 30 anos. O período de gestação é de aproximadamente 1 ano ou doze meses. As listras do pêlo auxiliam as zebras a fugirem dos predadores (leões), principalmente, à noite, pois as listras se confundem com a vegetação. Durante o dia, as listras ajudam a retirar a definição dos contornos do animal, dificultando a caça. Nome científico: Equus burchelli.


Camelo

No Pampas Safari, o visitante pode observar o camelo bactriano, ou seja, o camelo de duas corcovas, bossas ou gibas. Há duas espécies de camelos: o bactriano (duas bossas) e o dromedário (uma bossa). Esse também chamado de camelo árabe. O camelo (bactriano) é proveniente da Ásia Central (Afeganistão, Turquestão chinês e Mongólia), sendo muito utilizado no transporte e na fabricação de lã; bem como, na produção de leite e carne. Ainda existem camelos bactrianos no estado selvagem, encontrados apenas no deserto de Gobi. As bossas ou gibas são grandes reservatórios de gordura, o que permite ao animal grande resistência no deserto, podendo percorrer 30 a 40 quilômetros carregando uma carga de até 250 quilos por dia e permanecer, no verão, de dois a três dias sem beber água. O camelo atinge cerca de 16 km/h. A gestação dura entre 370 a 440 dias. Nome científico: Camelus bactrianus


Hipopótamo

O hipopótamo é originário da África. Pode chegar a pesar até quatro toneladas. Habita regiões próximas a rios e lagos. O filhote nasce e é criado na água, exigindo os cuidados da mãe até alcançar aproximadamente 200 quilos. O nariz e as orelhas desses animais, quando submersos, fecham-se automaticamente. O hipopótamo joga as fezes na água, utilizando o rabo como uma espécie de ventilador. Muitos peixes alimentam-se dos resíduos deixados por esse enorme mamífero. O hipopótamo alimenta-se de vegetais, sendo, apesar do tamanho, rápido e ágil. Na África, há também uma espécie de hipopótamo pigmeu que mede até 60 centímetros de altura. Nome científico: Hippopotamus amphibius.


Cervo-Vermelho

Os cervos vermelhos são originários da Europa e da Ásia. O macho chega a pesar entre 110 a 210 quilos e a fêmea entre 70 a 120 quilos. A gestação dura em torno de 34 semanas ou oito meses. Os machos possuem galhadas que se renovam anualmente, definindo os ciclos de acasalamento. O animal é muito apreciado por sua carne. Na Argentina, existem grandes fazendas de caça desses cervos. As galhadas são empregadas no artesanato para enfeites, lustres e móveis. Vive aproximadamente 25 anos. Nome científico: Cervus elaphus.


Anta

É o maior animal mamífero do Brasil. Existem quatro espécies de antas: duas sul-americanas, uma centro-americana e uma asiática. Há uma espécie andina que localiza-se na Colômbia, no Equador e no Peru. A outra espécie sul-americana vai da Venezuela até o Paraguai. Na América Central, desenvolve-se no sul do México até o Panamá. Na Ásia, ocorre na Tailândia, Malásia e Sumatra. Vive junto a rios e banhados, alimentando-se de talos, folhas, raízes e frutas. Pesa até 300 quilos. A gestação dura em média 13 meses e o filhote tem a pelagem rajada de branco. Animal protegido pelo IBAMA. Nome científico: Tapirus terrestris.



Antílope Indiano 

Mamífero originário do sul da Ásia. Chega a pesar 50 quilos e o tempo de gestação dura aproximadamente 9 (nove) meses. O macho possui cornos em forma de espiral ondulada de coloração negra. Os cornos são de aproximadamente 45 centímetros, podendo chegar, excepcionalmente, a um tamanho de 70 centímetros Quando novos, os machos possuem o pêlo claro (cor caramelo), tornando-se marrom escuro e, após, negro, quando adultos. As fêmeas e filhotes possuem pêlos caramelo e não possuem cornos. Nome científico: Antilope cervicapra.



Búfalo

Os búfalos são animais de origem indiana. Servem para o transporte e extração de leite. A carne é extremamente macia e muito apreciada. No Brasil existem vários criatórios de búfalos. Curiosamente, no Pará, na Ilha de Marajó, a polícia montada utiliza os búfalos como meio de transporte. Os búfalos existentes na Ilha de Marajó são da raça Carabao, adaptados a regiões pantanosas. Há no Brasil, também, as raças Mediterrâneo, Murrah e Jafarabadi. No Pampas Safari, os búfalos são da raça Jafarabadi. A gestação dura 10 meses. Os adultos pesam entre 500 a 700 quilos. Na Índia, os tigres respeitam a força dos machos mais velhos. Nome científico: Bubalus bubalis.


Capivara

As capivaras podem ser encontradas desde o norte da Argentina até o Panamá. No Brasil, há grande número, sendo protegidas pela legislação ambiental. É um mamífero roedor. Pode atingir até 60 quilos, quando adulta. O animal é muito apreciado por sua carne, couro e para a fabricação de óleo, utilizado na medicina. O período de gestação varia, podendo alcançar até quatro meses e meio. Em uma gestação, podem ser gerados até oito filhotes. Não existe muita diferença entre fêmeas e machos. O macho pode ser identificado por uma protuberância sobre o nariz. Trata-se de um aglomerado de glândulas sebáceas, que indicam a maturidade sexual. Nome científico: Hydrochaerus hydrochaeris.




Ema

Maior ave da América do Sul. A Ema ou Rhea habita as paragens do Rio Grande do Sul, do Uruguai e da Argentina. Chega a medir 1,50 metros e pesar até 25 quilos. È um dos animais protegidos pela legislação brasileira e pelo IBAMA. Os ovos de Ema são brancos, são menores que os ovos de avestruz e quase do mesmo tamanho que os ovos de Emu, chegam a pesar 600 gramas. No Pampas Safari, o visitante pode observar bandos das três maiores aves do mundo, isto é, da ema, do avestruz e do Emu. Nome científico: Rhea americana.


Flamingo

Ave de rara beleza e cor avermelhada, habitante das Américas e da África. A fêmea do flamingo coloca um ou dois ovos por ano. O tempo de incubação é de aproximadamente 35 dias. A coloração do flamingo pode se intensificar a partir da dieta alimentar efetuada, variando do rosa claro ao vermelho intenso. Possuem especial preferência por lagos salgados e em grandes altitudes, como os encontrados no deserto do Atacama (Chile). O flamingo africano guarda diferenças significativas com o americano, a começar pelo tamanho. O africano é maior. Nome científico: Phoenicopterus ruber.



Cisne Negro 

O cisne negro é habitante da Austrália. Foi introduzido na Nova Zelândia, onde se tornou uma praga, chegando a concentrações de até 70.000 indivíduos. Coloca por ninhada de 4 a 10 ovos, tendo a incubação um período de 35 a 45 dias. O macho pode pesar até 8 quilos. Em inglês, é conhecido por Black Swan; em alemão, por Trauerschwan e, em francês, por Cygne Noir. Nome científico: Cygnus atratus.



Jaçanã ou Cafezinho

O cafezinho, que recebe esse nome por sua coloração castanha ferrugínea viva, foi considerado pela UNESCO como Reserva da Biosfera Mundial, juntamente com animais como a arara-azul e o tuiuiú. Mede em torno de 23 centímetros. A fêmea põe quatro ovos de coloração castanha amarelada, densamente manchados. Ocorre em quase toda a América tropical cisandina e em todo o Brasil. Nome científico: Jacana jacana.






Lhama

As lhamas são habitantes das regiões altas dos Andes, na América do Sul. Possuem como parentes próximos a vicunha, a alpaca e o guanaco, constituindo a representação dos Camelídeos da América do Sul. Podem pesar até 140 quilos. É animal rústico, criado e domesticado para a extração de lã e carne, servindo para o transporte de cargas. Dá cria a um filhote após um período de gestação de 11 meses. Vive aproximadamente 24 anos. Uma de suas defesas é a “cuspida”, com a qual surpreende os menos avisados. Nome científico: Lama glama.



Ratão Do Banhado

É animal característico da América do Sul, existindo criadouros na Europa. Animal protegido pela legislação brasileira. Vive aproximadamente 15 anos. Fazem suas tocas nas margens dos rios, produzindo em média cinco filhotes por vez. Pesa entre sete e nove quilos. É apreciado pelo couro que produz, já que a ele dedica especial atenção. Nos cantos da boca possui glândulas produtoras de gordura. Freqüentemente, passa as patas frontais nessas glândulas e distribui a gordura retirada no couro e pêlos, tornando-os brilhantes e macios. Nome científico: Myocastor coypus.



Cágado

O grupo dos quelônias estão espalhados por todo o mundo. Existem nos mais variados tipos e tamanhos. Geralmente, utiliza-se a denominação “jabuti” para os terrestres; “tartaruga” para os marinhos e “cágados” para os de água doce. No Pampas Safari, os lagos são habitados por quelônios do tipo Cágados (água doce). As tartarugas são cobiçadas pela carne (na Amazônia, por exemplo, substitui a carne de gado) e pelas placas imbricadas da couraça. As tartarugas existentes nas Ilhas Galápagos podem superar os 185 anos de vida. O maior quelônia existente é a tartaruga marinha, pesando em média 600 quilos.



Pavão

O pavão habita o Vale do Himalaia, Sri-Lanka e Índia. Já foi considerado animal sagrado da Índia. A fêmea coloca de 8 a 10 ovos, com incubação de 30 dias. O macho, além da cauda, que se abre em leque principalmente no período de acasalamento, produz um grito sonoro muito interessante e característico. Além do pavão azul, existe o pavão branco, cujas penas são totalmente brancas. Nome científico: Pavo cristatus.




Cervo Dama

São caracterizados por pintas brancas na pelagem marrom clara. A espécie tornou-se famosa a partir dos desenhos animados de Walt Disney, ficando conhecido por “Bambi”. Os machos apresentam galhadas que se renovam anualmente, definindo os períodos de acasalamento. A gestação dura aproximadamente sete meses. São animais gregários, ou seja, vivem em grupos. Nome científico: Dama dama.


Macaco-Prego

Característico da América do Sul. Os macacos-prego vivem até os 44 anos e reproduzem-se até os 25 anos. O tempo de gestação é de seis meses. Também conhecido em inglês por “Capuccin Monkey”. No Brasil, podem ser encontradas 10 subespécies de macaco-prego. O macaco-prego-do-peito-amarelo, habitante do sul da Bahia, está em extinção. Atualmente existem apenas 50 exemplares do macaco-prego-do-peito-amarelo na natureza. Animal protegido pela legislação brasileira. Nome científico: Cebus apella.




Gado Franqueiro 

O Gado Franqueiro é o gado primitivo do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por grandes manchas no pêlo e grandes chifres. Foi trazido para a América do Sul por Don Diego de Mendoza e, para o Rio Grande do Sul, pelo Padre Cristovan de Mendoza, no século XVI. O animal encontra-se em extinção, pois as exigências da economia, pela praticidade, optaram por raças com chifre menores ou sem chifres, mais fáceis de transportar. Nos Estados Unidos, tal gado é conhecido pelo nome de “Long Horn”.


Emu

Ave de grande porte originária da Austrália. O Emu pode alcançar uma velocidade acima de 40 km/h. O ovo do Emu possui três tipos de coloração, a mais interessante é coloração azulada. Trata-se de ave muito apreciada, não só pela carne, mas também pelo óleo, que é extraído de sua pele e utilizado na indústria cosmética e farmacêutica. É o chamado “óleo de Emu”. O óleo de Emu possui propriedades anti-inflamatórias, pode ser usado para retardar o envelhecimento e no tratamento de dores musculares. O Emu é primo dos avestruzes e das emas. Nome científico: Dromaius novaehollandiae.


Avestruz

O avestruz é a maior ave do mundo, podendo medir mais de dois metros de cumprimento. È bastante veloz, chegando a até 45 km/h. As corridas de avestruz são tradicionais na África, continente de onde ele é proveniente. Os avestruzes habitam o oeste e sul do Saara, bem como, países como o Sudão, a Etiópia, a Somália, o Quênia, a Angola, etc. O avestruz coloca até 12 ovos, uma vez ao ano, durando a incubação aproximadamente 42 dias. Hoje em dia, as criações de avestruzes estão espalhadas por todo o mundo, sendo a carne muito apreciada e o couro muito útil na indústria de sapatos, bolsas e acessórios. O avestruz adulto pode pesar até 135 kg e vive aproximadamente 60 anos. Nome científico: Struthio camelus.


Os contatos com o parque para informações, visitas, eventos, reservas, etc., podem ser feitos através dos seguintes endereços:

ENDEREÇO SEDE:
PAMPAS SAFARI PARQUE DE CRIAÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS LTDA., RS 20, km 11, n.5680, Gravataí/RS, CEP 94.100-250 – BRASIL.

Telefone:
(0xx51) 3488.1823

ENDEREÇO COMERCIAL:
RUA JARDIM CRISTOFEL, 30 -
BAIRRO INDEPENDÊNCIA - PORTO ALEGRE - RS -
CEP 90.510.030.

Telefone/Fax:
(51) 3268-0420
(51) 3268-4605
(51) 3268-4627


http://www.pampasafari.com.br

Pampas Safári ao centro de Porto Alegre: 36,2 Km
Pampas Safári ao Aeroporto Salgado Filho: 21 Km
Pampas Safári ao município de Novo Hamburgo: 36,9Km
Pampas Safári ao município de Gramado: 85 Km





Nenhum comentário: