sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quinta da Estância Grande



A Quinta da Estância Grande oferece uma das maiores infra-estruturas de lazer rural e ecológico em Viamão no Sul do Brasil.

Explorando as diversas atividades que a Fazenda disponibiliza torna-se possível alcançar os mais variados objetivos em se tratando de treinamentos, integrações e comemorações empresariais (desenvolvimento de equipes e de lideranças, ganhos de criatividade, melhora da comunicação, do clima e da cultura organizacionais, motivação, planejamento, organização, ...).

Abaixo seguem algumas atividades ecológicas e de lazer da Quinta:

trilha ecológica “a la Indiana Jones”, em mata nativa com pontes suspensas, caminhada em arroio, ...;


trilha dosbugios, onde os macacos vêm até os visitantes para pegar frutas; visitação e contato com os animais domésticos (os visitantes tocam, dão carinho e aprendem sobre animais, adultos e filhotes, como: jegues, ovelhas, pôneis, cabras, mini-vacas, coelhos, ...);



Mini Animais
 As cabras em miniaturas são originárias de Camarões na África, inicialmente importados por zoológicos nos Estados Unidos e Europa na década de 50, rapidamente passaram a ser adquiridos por criadores domésticos de todo o mundo, devido ao comportamento manso destes animais o que permitiu que passassem a ser criados como pets de estimação.
Podem viver de 10 a 15 anos.
Produzem grande quantidade de leite para o seu tamanho.
Podem reproduzir até 2 vezes ano.
Alimentam se de verduras e grãos.
Podem ser treinados, embora exija dedicação do seu dono, as mini cabras podem obedecer a comandos.
Agua deve estar sempre limpa, caso contrário, não bebem.
Precisam ser criados na companhia de outros animais, não necessariamente da mesma espécie.
Gostam de ter objetos para saltar.
O Mini Pônei é um equino de pequeno porte, sua origem é o resultado do cruzamento natural entre equinos de baixa estatura, mundialmente existem dezenas de raças de mini pôneis, sendo que as mais valorizadas são aquelas que exibem o perfeito equilíbrio do corpo do animal.
São animais dóceis, podem ser usados no arraste de carretilhas especificas e na montaria por crianças, podem chegar a 95 cm de altura até a cernelha, não precisam de grandes espaços para sua criação.
Estes cavalos em miniatura são tão dóceis e inteligentes que muitas vezes são criados como animais de estimação domésticos, igual a um cachorro.
São requisitados em eventos dos mais variados tipos, desde apresentação em centro comerciais, sessões fotográficas, novelas e campanhas de publicidade.
Compõe um ambiente “do campo” em chácaras e hotéis fazenda.
Encantam adultos e crianças.
Existem mini pôneis treinados para exercer a função de guia no auxilio de pessoas com necessidades especiais, devidos a diversas características superiores com relação ao cão guia, os mini pôneis estão apresentando resultados expressivos, além de que podem viver de 25 a 35 anos, minimizando o impacto da perda em seus donos.
Uma forma utilizada para verificar as ótimas características de um mini pônei, consiste em obter uma fotografia do animal sem que apareçam elementos de comparação na imagem, se o animal apresentar o equilíbrio corporal desejado, ao olharmos a fotografia poderemos confundir o mini pônei com um cavalo normal.
A Mini Vaca da raça mini udi originária de Uberlândia Minas Gerais, é o resultado de muito estudo e dedicação, para obter em um bovino de pequeno porte as melhores características dos animais “grandes” foram necessários anos de pesquisas e desenvolvimento, até obtermos os mini udi atuais, que recebem o reconhecimento dos criadores de todo o mundo.
São animais mansos.
Produção de leite de 4 a 12 litros/dia.
Carne de tenra e macia de excelente qualidade.
Podem ser criados em quintais de residências e chácaras.
Melhor aproveitamento do espaço necessário para criar estes animais.
Encantam adultos e crianças
Comem 1/3 do que uma vaca normal consome.
Aptidão para a produção de leite.
São requisitados para composição de ambiente em novelas e sessões fotográficas.
Mini-coelhos são excelentes animais de estimação.  São  dóceis e carinhosos, e podem passar muito tempo no colo de seus donos. Ocupam pouco espaço e podem tranqüilamente habitar apartamentos, com a vantagem de não emitir ruídos altos. São herbívoros, então compartilham sua salada e frutas (além da ração) e por isso não têm mau-hálito. Seus dejetos sólidos são secos e de pouco odor, e eles costumam usar sempre o mesmo local como banheiro. O coelhinho limpa-se sozinho e não necessita de banho ou tosa, e seu pêlo não tem cheiro.
 Também chamado de coelho-anão, seu peso varia entre 1. 3 kgs a 2, 5 kgs, conforme a raça, e medem entre 15 e 20 cm de comprimento. O termo "mini-coelho" abrange, no Brasil, as raças pequenas (que variam entre 1, 5 e 3, 5 kgs de peso) e as raças anãs (até 1, 5 kgs). Mini-lops têm peso ideal entre 2, 4 e 2, 7 kgs.-Ótimo animal de estimação para crianças e adultos.-Baixo custo em sua manutenção. Média de R$ 3, 00 mensais.-Não tem cheiro.-Muito dócil
As 5 (cinco) raças de mini porquinhos mais conhecidas no mundo são : Potbelly (origem : VIETNÃ), Caruncho (origem : BRASIL), Yucatan (origem : MÉXICO), Kune-Kune (origem : Nova Zelândia) e Royal Dandies (Origem : Estado de Oregon EUA.
Os mini porquinhos se reproduzem a partir dos 8 meses de idade com gestação de 105 dias, atingem a maturidade aos 5 anos (30 cm de altura e 35 kg), chegando a viver até 10 anos ou mais, se bem tratados.
Os mini porquinhos são utilizados não só no japão como também nos EUA e alguns países da Europa como PETS (animais de estimação), como companhia para crianças e até adultos.
O porco é o único animal que, quando criado como animal de estimação, sente-se como se fosse um ser humano, integrando-se ao meio humano de forma extraordinária, sendo essa a razão pela qual há notícias que dão conta de que alguns psicólogos, em alguns países desenvolvidos, recomendam aos pais que dêem esses mini porquinhos para os seus filhos, quando estes apresentam problemas de stress, hiperatividade, egoismo e demais problemas de relacionamento. 
Os porquinhos também estão sendo estudados nos EUA, EUROPA e até no BRASIL, como alternativa para o fornecimento de órgãos vitais como : membrana que envolve o coração para construção da válvula híbrida (material orgânico do porco + fibra de carbono), coração, fígado, rins, pâncreas (insulina), etc…, para salvar vidas humanas.
Podem ser criados dentro de residências e apartamentos.
São solicitados por agências de marketing em suas campanhas.
É um pet que chama a atenção de todos.
São muito inteligentes.
Por ser um suíno, é necessário respeitar os limites alimentares, pois por natureza, se alimenta enquanto houver comida disponível, o que pode ocasionar problemas de saúde.
Não exalam mal cheiro forte, por ser uma animal predominantemente doméstico, não é criado nas mesmas condições de higiene que os animais destinados ao abate.
Animal de estimação preferido nos Estados Unidos, Europa e sucesso no Brasil.


visitação do viveiro de aves exóticas (um dos maiores do RS em variedade: mais de 60 raças de aves lindas como pavões, faisões, galinhas de raça, patos, marrecos, gansos, ...);


visitação do zôo de animais silvestres, contato direto com os animais; passeios a cavalo e trator;

atividades da fazenda - ordenha (você tira o leite e prova com açúcar e canela), horta orgânica, hidroponia e pomar;

futebarro, olho de boi (areia movediça - a lama fica pela cintura), banho de açude e de piscinas, futebol, fla-flu humano, vôlei de praia, bocha, pracinhas, corda baiana, teleféricos, casa na árvore;

parede de escalada artificial, rapel, escalada de árvores, montanhismo, pêndulo humano, super teleférico, pista de carrinho de lomba (rolimã), pescaria (pesque & coma);

atividades noturnas, como: a trilha das “Almas Penadas”, com muitos sustos, diversão e efeitos especiais;

o Luau com fogo de chão, tochas, música ao vivo, jogos e mesa de frutas, ...;

"Bateria de Esportes Radicais e Desafios” (trilha com desafios e obstáculos percorrida a 7 metros de altura – superação dos limites e medos, emoção e segurança total);

“Jardim dos Beija-Flores” (projeto paisagístico e arquitetônico com fonte com quedas d’água, peixes ornamentais, e mais de 3.000 árvores, arbustos e outras plantas que atraem várias espécies de beija-flores e outros pássaros) e muitas outras atividades...

Preservação Ambiental O cuidado com o meio ambiente é uma constante desde a aquisição da área da Fazenda em 1978.



 Preservando ao máximo as matas nativas e ciliares da Fazenda que, além de protegerem córregos cristalinos, guardam bromélias, orquídeas, figueiras centenárias, bugios e outros animais e pássaros residentes.168 espécies de pássaros e inúmeros animais (inclusive Lobo Guará) silvestres habitam ou migram pela área da Quinta da Estância Grande.
Criadouro Conservacionista tem diversas aves e outros animais que constam do Livro Vermelho de fauna ameaçada de extinção.



Em 2003, a partir de projetos da Fundação 25 de Julho de Joinville SC e de experimentos alemães, a Fazenda implantou uma unidade de tratamento biológica natural com raízes de junco para a recuperação da água utilizada pela Fazenda.

 Este processo ocorre através da associação solo / planta, onde as raízes retiram do efluente nutrientes químicos como nitrogênio, metais pesados, fósforo e matéria orgânica para o crescimento da planta, criando um ambiente biológico favorável ao desenvolvimento de bactérias benéficas no leito filtrante e produzindo um bactericida que elimina grande parte dos coliformes fecais (99%). Processo seguro e eficaz que reproduz um ecossistema natural, não gera mau cheiro e transforma-se em um belo jardim.

A Quinta da Estância Grande, ampliando ainda mais suas ações sócio ambientais, torna-se o primeiro empreendimento de turismo do Brasil signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente existem 373 empresas brasileiras signatárias do Pacto Global com a ONU e a Quinta da Estância é o primeiro empreendimento turístico do Brasil a ser signatário.
O Pacto Global é uma iniciativa que oferece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. 



Uma belíssima opção para seu lazer!!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Parque Terra Mágica Florybal


Parque Terra Mágica, empreendimento da Florybal Chocolates. Com 67 mil m², está localizado no quilômetro 5 da Estrada que liga Canela a um de seus mais belos parques, à Cascata do Caracol.
O parque está aberto à visitação pública e é mais um atrativo com evidência na natureza para os canelenses e visitantes.






O empreendimento, de Valdir Cardoso, traz mais de mil esculturas de dinossauros, animais silvestres, índios e personagens bíblicos que promovem uma verdadeira viagem pelo tempo e a imaginação.



Em meio à mata nativa, a trilha ecológica reserva surpresas. Réplicas com movimento e emissão de sons contam a história do planeta, que vai dos mamutes aos dinossauros, dos pingüins aos felinos e dos índios aos personagens bíblicos.




Com 2,5 quilômetros, a trilha apresenta a Caverna dos Primatas, a Aldeia dos Índios, o Espaço da Fé e o Território dos Dinossauros. O parque conta, ainda, com mina de pedras preciosas e chocolate, fazendinha do cacau e teleférico, além do Cinema 7D.



O Parque Terra Mágica Florybal é o resultado de uma grande ideia, surgida há quatro anos e trabalhada em silêncio em meio às matas da Estrada do Caracol. 
O empreendimento é a concretização de um sonho para o empresário Valdir Cardoso.


Ao chegar, o visitante encontra na entrada do parque um gigante segurando na mão esquerda uma semente de cacau e na direita o mundo Florybal, que dá boas vindas a todos.
 O passeio inicia por um túnel em formato de caverna, feito a partir de rochas.

 
Caminhando dentro dele, o visitante se depara com um cenário maravilhoso composto por cascatas, de água e de chocolate. No chão, algumas partes são de vidro com duendes trabalhando.



Ao percorrer o local as belezas são observadas nos detalhes, cada peça, cada cenário e cada trilha foram projetadas para impressionar. 

Da área total, 27 mil m² são de preservação permanente, onde a natureza encontra–se intocada, destaque para o projeto de sustentabilidade que usa a água da chuva para os cenários.


Infraestrutura
O empreendimento conta com lixeiras seletivas espalhadas por toda a sua área, sanitários, áreas de alimentação, lojas, bancos para descanso, tirolesa e transporte através de um veículo chamado de Dino, que foi personalizado para parecer pré–histórico. 
Outra opção são as paradas nos mirantes localizados estratégicamente ao longo do percurso. 



Pelas dimensões do parque, o passeio é longo e ideal para se fazer com disponibilidade de tempo.


Diariamente das 9 às 18 horas

Ingressos: R$ 30,00 adultos, crianças de 3 a 12 anos R$ 20,00 e idosos R$ 15,00





quarta-feira, 4 de abril de 2012

Labirinto Verde

Localizado na Praça das Flores no centro de Nova Petrópolis, o Labirinto Verde é formado por ciprestes plantados em círculos dando passagem para chegar-se ao centro. São cuidadosamente cortados formando uma “cerca viva”. A entrada ao local é gratuita.


No local onde hoje está o Labirinto Verde, antigamente existia um pequeno campo de futebol. 

No final da década de 1980, algumas pessoas apresentaram diversas ideias para ocupar o local que já não era nenhum atrativo. Graças a ideia do Sr. Hans Hesse, um residente alemão do Município, Nova Petrópolis é hoje conhecida nacionalmente por este produto turístico, inaugurado em 1989, quando Augusto Schranck Junior era Prefeito.

O labirinto passou por uma revitalização no ano de 2011,tornando esse atrativo ainda mais bonito.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Parque da Ferradura




Se você já viu as fotos, não são necessárias muitas palavras para descrever o parque Vale da Ferradura: integração com a natureza. Belezas naturais preservadas, a deslumbrante vista do Vale da Ferradura, animais silvestres, muitos quatis.











Escalando as paredes do canyon com 420m de profundidade - onde o Rio Santa Cruz desenhou a ferradura que dá nome ao lugar -, visitando a cascata do Arroio Caçador, simplesmente admirando a vista dos mirantes ou curtindo o verde e ar puro, a Ferradura tem lazer para toda a família.




 Venha passar o dia conosco:
4 trilhas, uma com banho de cachoeira
3 mirantes
8 churrasqueiras
Playground para os pequenos
Lanchonete





O Vale da Ferradura dispõe de 3 mirantes para a apreciação de sua bela natureza. 




Mirante Vale da Ferradura
É o principal mirante do Vale da Ferradura, com acesso pela escada que você observa ao lado. Dele você aprecia a vista da Cascata do Arroio Caçador e tem uma visão geral, embora - infelizmente! - não consiga ver integralmente o formato de ferradura que dá nome ao vale.








Mirante do Vale do Arroio Caçador
Proporciona uma vista impressionante do vale do Arroio Caçador. O acesso é por uma trilha leve - cerca de 2 minutos.






Mirante da Cascata do Arroio Caçador
Proporciona uma vista impressionante da cascata do Arroio Caçador. Aqui você desce 50m e a trilha é um pouquinho mais puxada, mas vale a pena.
O parque Vale da Ferradura é um local privilegiado para os ditos "esportes naturais": trekking ou caminhada, escalada ou montanhismo. Para os experts, o ciclismo de montanha ou mountain bike.









Trilha do Rio Caí
São 350m de trilha, iniciando a 750 m alt. e terminando a 400 m alt., no ponto em que o arroio Caçador deságua no Rio Caí.
É a principal trilha do parque, com maior nível de dificuldade, pela declividade do terreno. Você vai levar 60 minutos para descer, no mínimo, e de 2 a 3 horas para subir, dependendo do seu condicionamento físico.
Mas vale a pena! E, como a trilha do Rio Caí pode ser dividida em quatro trechos, você não precisa fazê-la inteira. Confira os trechos:

- O primeiro leva a dois mirantes, localizados a 700 m alt. e de onde se tem uma belíssima vista da cascata do arroio Caçador.
- O segundo trecho vai de 700 até 550 m alt. e é o de maior extensão e menor dificuldade.
- O terceiro trecho inicia a 550 m alt., ponto onde as trilhas do Rio Caí e do Pórtico se encontram, e termina a 450 m de alt., no leito do arroio Caçador, acima da queda d’água.
- O quarto e último trecho vai de 450 a 400 m alt. e é o de maior dificuldade, pois a declividade é acentuada e as condições de umidade são elevadas, tornando a trilha escorregadia. Interessante é que parte deste trecho está sujeita a borrifos d’água, porque acompanha a queda da cascata. Ele termina no pé da cascata do arroio Caçador e às margens do Rio Caí, em uma área plana, local para um bom descanso, merecido.



Trilha do pórtico
A trilha do Pórtico tem 200m, iniciando a 750 m e terminando a 550 m alt., onde se encontra com a trilha do Rio Caí. Nela existe um recanto conhecido como Cascata do Graxaim, e podem ser admiradas araucárias e xaxins.







Trilha das cutias
É uma bela trilha, com muita sombra, sem esforço físico, para todas as idades e condicionamentos físicos. Dá para dizer que, mais que uma trilha, é um passeio em meio à natureza. Encontra-se na faixa entre 700 e 750 m alt., no platô do parque, acima da trilha do Pórtico. Aprecie a bela paisagem de cactus e bormélias, na área mais rochosa.




Trilha das pinguelasTambém está entre 700 e 750 m alt., porém voltada para a bela vista do Vale da Ferradura. A trilha das Pinguelas acompanha um pequeno arroio e você aproveita a sombra da copa das árvores.



O parque Vale da Ferradura fica na Serra Gaúcha, em Canela RS, a 13km do centro, no Km 6 da RS 466, mais conhecida como Estrada do Caracol.


 Funciona das 8h30min às 17h30min. No verão, quando o sol se põe bastante tarde na Região Sul, este horário pode ser estendido.

Para chegar, pegue a Estrada do Caracol, que está localizada logo ao chegar a Canela, vindo de Gramado, e vá sempre por essa via, seguindo as placas. Após o Parque do Caracol, a estrada é de terra, por alguns quilômetros.

O ingresso custa R$ 8,00 para adultos, e R$ 4,00 para crianças.

Endereço: RS 466, km 6

Diariamente

Cascata do Caracol

Cascata do Caracol que pertence em seu território a   Gramado, porem com sua vista do Parque do caracol em Canela é um dos pontos turísticos mais visitados da região sul do Brasil. A água percorre uma formação basáltica e despenca do topo em queda livre de 131 metros. O parque é muitíssimo bem estruturado e um dos mais antigos da cidade. Conta com belos jardins e a natureza exuberante do lugar, numa área de 25ha, repleta de vegetação e animais das mais variadas espécies.


 Os visitantes do parque sentem o ar puro proporcionado pela vegetação fechada que só é repartida pelas trilhas ecológicas e pelas corredeiras . Com uma ótima estrutura com mirante com vista para a cascata e o vale, todos tem plena segurança para apreciar a beleza da queda d‘água, fotografar,filmar ou somente observar. A vista da Cascata pode ser apreciada ainda por uma trilha, para quem quer uma lembrança do local em ângulo diferente.

O passeio continua pela mata, que tem seus encantos e possui, além das belezas, o lado educativo. Mapas estão espalhados por todo o parque. Placas de nomes de árvores e sua origem identificam a vegetação. Após passar pelo restaurante e o play–ground, chega–se a outro atrativo: a Escadaria Perna Bamba construída em ferro, com 700 degraus que possibilita uma visão única da cachoeira.
Dentro do Parque do Caracol você pode desfrutar de um delicioso passeio de trem, conduzido pelo maquinista, carinhosamente conhecido como Zé do Apito. O passeio narra um pouco da história da imigração, das primeiras viajens de trem, pela região, e da importancia da preservação da natureza. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um lugar animado e divertido, onde a bicharada vive os habitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos.
Uma forma divertida de contar a história da imigração no Sul do país, e a interação com o meio natural. Venha conhecer! Atração para todas as idades.
O Parque também conta com um observatório onde um elevador panorâmico conduz o visitante a plataforma envidraçada a 30 metros de altura . O local oferece uma vista de 360º do parque . A paisagem é deslumbrante. Há binóculos à disposição e pode–se apreciar a fauna e a flora da região. A 800 metros de altitude do nível do mar, o clima é temperado, o que propicia espetáculos maravilhosos aos olhos dos visitantes, tanto ao pôr–do–sol, quanto a famosa cerração nos dias de frio. A torre tem capacidade para 120 pessoas e é opção de lazer agradável para toda a família.
O Parque está equipado com churrasqueiras para quem quer passar o dia junto à natureza , elas estão em uma área bastante arborizada acompanhadas por mesa e bancos, muitas com cobertura, próxima aos banheiros, com uma grande área de gramado e cercado por árvores que proporcionam sombra para a prática de esportes, oferecendo maior tranquilidade.
E para quem quiser passear pelo parque sem se preocupar em fazer almoço pode utilizar o restaurante do Parque. No local além de poder fazer refeições pode–se descansar a sombra das arvores.
Os visitantes podem conhecer ainda o Museu Histórico Ambiental, que mostra a história do parque, a flora e a fauna da região; restaurante com lanches, buffet à quilo e livre; o centro comercial com lojinhas que vendem: artesanato, chocolates, malhas e produtos coloniais.


Telefone: (54) 3278–3035

Endereço: RS 466, Km 0 – Estrada do Caracol.
Distância do Centro:7 km
E–mail: parquedocaracol@canela.com.br

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta – 9h às 17h45min (Sábado e Domingo até as 18h)